Educação uma das prioridades da Administração

Conforme o Secretário de Educação, Airto Grassiolli,a  discussão sobre Educação nos diversos segmentos da sociedade e as mudanças recentes no seu financiamento e legislação, o qual destacamos a ampliação da escolaridade obrigatória para nove anos e que estabelece que ela se inicie aos seis anos, a implantação do FUNDEB, a avaliação da Educação Básica (IDEB), exige da Secretaria de Educação um posicionamento firme em relação à política educacional que é de competência do município.

A escola pública exige muito mais que o quadro negro, giz e boas intenções pautadas em belas teorias. Por isso procuramos, em busca de uma melhor qualidade de nossa educação, firmar parcerias e desenvolver ações concretas como a gestão compartilhada com a Secretaria de Educação do Estado, onde melhoramos significativamente o espaço físico da nossa pré-escola na cidade, implantamos na pré-escola aulas de artes, educação física e inglês, e criamos novas turmas em outras unidades de ensino.

 No ensino fundamental investimos na parceria com o Grupo Positivo, através do Sistema Aprende Brasil, um grupo de ensino com anos de experiências em todo Brasil, com um sistema de ensino inovador. Essa parceria começa com uma assessoria pedagógica atuante e de qualidade, responsável pela capacitação do professor utilizando nestes encontros o mesmo material utilizado pelos alunos em sala de aula, o que diferencia de formações continuadas caracterizadas pelo acúmulo de certificados em cursos, palestras e seminários que muitas vezes se distancia da realidade da sala de aula.

Outro aspecto positivo muito importante é a utilização do Livro Didático Integrado, importante ferramenta que unifica as ações pedagógicas no município e integra todos os conteúdos de acordo com o grau de complexidade desde a pré-escola até o final do ensino fundamental.

Com a revolução tecnológica e da informação, a educação também precisa se posicionar para traçar objetivos e estratégias onde essas novas tecnologias possam auxiliar, como suporte no processo de ensino aprendizagem. Por isso oferecemos através do Portal Aprende Brasil, a exploração dos conteúdos curriculares por meio da Internet, utilizando recursos de multimídia com interatividade e movimento.

Para garantir que todos os alunos sejam alfabetizados e aprovados no fim de ano, desenvolvemos através do Projeto Além da Leitura, aulas extra classe aos alunos que apresentaram dificuldade de aprendizagem, e é com alegria que percebemos  o sucesso desta atividade.Neste mesmo projeto, também desenvolvemos aulas culturais a todos os alunos, ensinando através da música, da dança e do teatro.

Atividades como essa integram de forma mais efetiva escola e comunidade. Enfim são ações como estas, simples, sem elaboração de projetos embasados em teorias utópicas, que buscamos a qualidade da educação de nosso município.

 

**