Município participa da Campanha Seja um Doador de Medula Óssea

 

 A Secretaria de Saúde  do município  encaminhou nesta  terça feira  mais de 30  voluntários para realizar a coleta de sangue para Doação de Medula.

A coleta aconteceu no Laboratório Municipal da  Unidade Central de Saúde em São Miguel do Oeste realizada pelo HEMOSC de Chapecó.

De acordo com a Secretária  Jessi  Brancalioni, o setor de  Saúde do município  também colaborou com mais esta campanha,  que tem a finalidade de aumentar o número de doadores voluntários.

 Para o teste da medula são retirados entre 5 e 10 ml de sangue para  identificar a característica genética e a compatibilidade  importante para a seleção de um doador.

Os dados  são inseridos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula  Óssea.O cadastro é verificado toda vez que um paciente necessita de um transplante.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 800 brasileiros estão à procura de um doador de medula compatível geneticamente.Os portadores de leucemias são os doentes que mais precisam dos transplantes de medula.

Apesar de crescente, o número de doadores ainda é insuficiente para atender a demanda de pacientes, principalmente pelo fato da probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil ser de um em cem mil . Dentre os pacientes que necessitam de transplante, 65 % não conseguem encontrar um doador na própria família. Por isso, é muito importante um número elevado de voluntários cadastrados para aumentar a possibilidade de se encontrar um doador compatível.

Podem ser doadores pessoas entre 18 e 55 anos de idade.