Descanso recebe visita do gerente regional da Casan
Com o objetivo de alinhar o diálogo para as atividades de 2025, o prefeito Juliano Kasper, e o vice-prefeito, Marcos Baldo, receberam o gerente regional oeste da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Pery Fornari Filho, a chefe da agência local, Danusa Araldi, e o engenheiro químico responsável pelo Programa Esgotamento Sobre Rodas, Alexandre Trevisan.
Nas últimas semanas, a Casan voltou com as atividades do programa Esgotamento Sobre Rodas e a perspectiva é de que, até o final de janeiro, cerca de cem propriedades sejam atendidas pelo caminhão limpa-fossas. Por se tratar de um projeto piloto, as coletas dos resíduos estão sendo feitas de forma gratuita e podem ser agendadas diretamente na agência da Casan.
O efluente recolhido será encaminhado para a Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), localizada na Linha Campinas, interior de Descanso. Prefeito e vice acompanharam a equipe em visita a unidade e tiveram explicações técnicas dos procedimentos adotados para o tratamento do lodo e a metodologia empregada para que o sistema seja eficaz a médio e longo prazo.
Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar à equipe da Casan diversos pontos críticos da cidade, onde as valas abertas no asfalto para o conserto da tubulação não foram devidamente cobertas e refeitas, como também, a necessidade de ampliar a rede de fornecimento de água potável para cerca de 17 famílias residentes na comunidade de São Valentim.
De acordo com o prefeito, a UGL do município é referência no estado quanto ao tratamento correto dos dejetos humanos, inclusive, servindo de modelo para a nova unidade que será implantada em Chapecó. “Queremos garantir a qualidade de vida da nossa população. O acesso à água potável e o destino adequado do esgoto interferem diretamente neste nosso compromisso e, com o apoio da equipe técnica da Casan, vamos aprimorar cada vez mais a oferta destes serviços”, finaliza Kasper.