Descanso mobiliza autoridades e especialistas para combater a dengue

Na última semana, representantes da administração pública e especialistas em saúde se reuniram para planejar ações estratégicas de combate à dengue em Descanso.

Com a presença da supervisora e bióloga da Gerência Regional de Saúde, Rosana Mariani, e de profissionais de secretarias municipais, Defesa Civil Municipal, Epidemiologia e fiscalização, a reunião reforçou a urgência de medidas preventivas para evitar uma nova epidemia, já que recentemente o município registrou dois casos da doença, tornando-se o primeiro na região a enfrentar essa situação.

Em resposta a esse alerta, foram definidas medidas a serem implementadas. Entre elas, a organização de um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue que será realizado no dia 22 de novembro, orientação para a população e comércios, inspeção com drone em locais de difícil acesso, além de ações em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Já entre os dias 7 a 14 de dezembro, serão realizadas ações em parceria com a Secretaria de Educação, com atividades lúdicas e de conscientização nas escolas do município.

O secretário de saúde, Cleber Rech, enfatiza a importância da colaboração da comunidade no combate à dengue. “A participação ativa dos cidadãos é fundamental para que possamos controlar a proliferação do mosquito e proteger nossa população. Medidas simples como eliminar focos de água parada podem fazer uma grande diferença”, afirma.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Weschenfelder Magrini, destaca que estamos em um período inter-epidêmico e para o controle do vetor, faz-se necessário ações contínuas em conjunto com toda a população.

“As autoridades continuam alertas e comprometidas em manter a população informada sobre os riscos e as medidas preventivas necessárias para enfrentar essa ameaça à saúde pública e contamos com a colaboração da população para que dediquem 10 minutos, uma vez por semana, inspecionando sua propriedade, jardim, casa e terrenos”, finaliza.