Descanso realiza Audiência Pública para discutir projeto de implantação do contorno viário e outros projetos de infraestrutura

Na última semana, o Governo Municipal de Descanso realizou uma audiência pública de extrema relevância para debater uma série de projetos que prometem transformar a infraestrutura viária da região. O encontro reuniu diversas autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade para discutir o projeto de implantação do contorno/corredor viário na área leste do Município, a construção da ponte sobre o Rio Uruguai no Município de Itapiranga e a federalização da SC 163, abrangendo o trecho de Itapiranga ao trevo de São Miguel do Oeste.

Participaram do evento diversas autoridades, o prefeito Sadi Bonamigo, o superintendente regional do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, o coordenador da área de infraestrutura do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai, o gerente regional da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Everaldo Di Berti, o representante da bancada do Oeste na Assembleia Legislativa e deputado estadual, Fabiano da Luz.

Além de representantes do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Oeste e Meio Oeste catarinense (SETCOM), Cooper Fronteira Sul, de associações comerciais e industriais, sindicatos de trabalhadores rurais, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e de agroindústrias da região.

O principal objetivo foi discutir e propor alternativas para tirar o trânsito pesado do centro da cidade e, ao mesmo tempo, não prejudicar as empresas locais que dependem desse movimento econômico. Nesse sentido, o Governo Municipal sugeriu um novo traçado a ser estudado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. Esse novo trajeto partiria do posto de combustível de Campinas, passando pelas proximidades das comunidades de Linha Pratinha e Alegre, atravessando a BR 282 e chegando a São Miguel do Oeste. Essa alternativa criaria um corredor viário direcionado para caminhões pesados, beneficiando não apenas Descanso, mas também todos os municípios da região.

Everaldo Di Berti, representante do Governo do Estado, explicou que o projeto de contorno viário já está em andamento e deve ser concluído até 2024, com base no contrato existente. Ele ressaltou a complexidade de realizar alterações significativas no trajeto devido às limitações contratuais. No entanto, salientou a importância de resolver os desafios enfrentados pelos motoristas nesse trajeto entre Itapiranga e Dionísio Cerqueira.

O superintendente regional do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, destacou um ponto importante que não havia se pensado no corredor viário em São Miguel do Oeste, contemplado os municípios de Itapiranga, Iporã do Oeste, Descanso e também São Miguel do Oeste. “A ponte não é mais um sonho, é uma realidade. Agora, podemos já pensar em cobrar o contorno em São Miguel do Oeste.  O próximo passo é conectar isso tudo, transformando esse trajeto em um eixo de desenvolvimento”, pontua.

Por sua vez, Uczai destaca que a federalização da SC 163 é uma decisão política do Governo do Estado e do Governo Federal, que permitirá a modernização da região com recursos federais.

“Tanto a ponte, como a federalização estão no Plano Plurianual da União, que inclusive foi amplamente votado pela população da região do extremo oeste, sendo a terceira mais votada, por isso já consta no PAC e é uma realidade em andamento. Tudo isso é uma conquista da mobilização da região, agora temos muita coisa a fazer em relação ao contorno desses quatro municípios”, enfatiza.

Lauxen avalia a audiência. “Esse momento foi decisivo porque abriu as portas para esse novo corredor viário, que irá gerar desenvolvimento, redução de custos e tempo, além de manter o trânsito leve tanto em Descanso, como em São Miguel do Oeste. Nesta semana, estive com o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Zanardi, que prontamente aderiu a esse novo traçado. Isso quer dizer que temos ainda muito chão pela frente para conquistar definitivamente, essa que será a ligação do Extremo Oeste com o Brasil e o mundo”, acredita.

O prefeito Sadi Bonamigo expressou sua satisfação com a audiência pública e destacou seu papel como um marco decisivo no caminho para a concretização desses projetos. Ele ressaltou a colaboração entre os municípios da região e a importância de buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento econômico e a melhoria da infraestrutura viária.

“A audiência demonstrou o comprometimento de todas as partes envolvidas em buscar soluções inovadoras para os desafios de infraestrutura de Descanso e região. As perspectivas são otimistas quanto ao desenvolvimento desse projeto, que, com certeza, estabelecerá os pilares para um futuro grandioso na região”, finaliza.